Símbolos interessantes da Acessibilidade

Compartilhe

    Muitas pessoas somente conhecem o símbolo internacional de acesso, que identifica locais acessíveis e destinados a pessoas com deficiência. Ele que foi adotado no 11° Congresso Mundial sobre Reabilitação de Pessoas Deficientes, realizado pela Rehabilitation International (RI) em setembro de 1969 e criado pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed.
    Os brasileiros apenas adotaram o símbolo oficialmente em 1985 através da lei n. 7.405, de 12/11/85, que determina rigorosamente o seu uso e diz que nada pode ser acrescentado ou modificado ao desenho.
    Porém este não é o único símbolo utilizado para informar e determinar a inclusão de vários tipos de deficiencias. Vamos ver alguns símbolos interessantes que são ou foram utilizados:

Pessoas que utilizam muletas ou bengalas

    O símbolo para uma pessoa que se locomove apoiando-se em um par de bengalas tipo canadense (Fig.6) ilustrou os quatro folhetos comentados nas Notas 1, 2 e 3 (ver Bibliografia no final deste artigo). Os folhetos da Corde, da Petrobras e do Cepred e os símbolos foram adaptados de um folheto publicado na França em 1982.



Simbolo internacional da cegueira



    Este é o Símbolo Internacional de Cegueira (Fig.15), adotado em 1984 pela World Blind Union (WBU). Ele mostra uma pessoa andando com uma bengala longa. Inicialmente, a intenção da WBU foi a de que o símbolo fosse utilizado como sinal de trânsito e como indicativo de acesso para pessoas cegas ou com baixa visão. Paul Arthur e Newton Arthur fazem restrição a este símbolo porque a bengala longa constitui uma linha muito fina que, sob certas condições, “desaparece” deixando o símbolo sem sentido.

Serviço de intérprete em Libras

    O símbolo para indicar que há ou haverá prestação de serviços de intérpretes da língua de sinais, em palestras, excursões, espetáculos de palco e outros programas. A proposta é da GAGF.




Serviço de Audiodescrição ao vivo

    O símbolo indeica que a audiodescrição será feita ao vivo para pessoas cegas ou com baixa visão. Trata-se de um serviço que torna mais acessíveis os espetáculos de palco, as artes visuais e as exposições plásticas. Este símbolo contém a palavra “audiodescrição”, que em inglês se escreve com um espaço entre “AUDIO” e “DESCRIPTION”. Mas, em português, a palavra deverá vir como uma só: AUDIODESCRIÇÃO.


Símbolos de condição

    Estes símbolos indicam as 4 condições em que a pessoa se encontra, mesmo que temporária, e necessite de algum tipo de serviço diferenciado ou de acessibilidade. As quatro condições que precisam ser lembradas são: A do direito de acesso dos adultos com criança no colo (Fig.20), das mulheres grávidas (Fig.21), das pessoas idosas (Fig.22) e das pessoas obesas (Fig.23).

Outros Símbolos
    Existem mais símbolos que são utilizados e descrevem a acessibilidade para vários tipo de deficiências.Caso você tenha ficado curioso para conhecer mais alguns símbolos acesse o artigo sobre Símbolos da Acessibilidade e conheça mais um pouco sobre eles.

Fonte: The Best

Compartilhe

Um comentário:

  1. Fernanda, que linda sua atitude!!!!
    Parabéns!!!
    Seu blog está muito bem escrito, com muitas informações importantes. Espero que muitas pessoas acessem, tem muita coisa legal mesmo.
    Bj.

    Lara (Unaí)

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020