Acessibilidade em gestos simples

Compartilhe


   Há várias maneiras de tornar um ambiente interno, meio de transporte ou órgão público acessível. Os locais adaptados (alterados posteriormente para serem acessíveis) ou adequados (originalmente planejados para serem acessíveis) podem receber diversos recursos que garantirão a autonomia, a segurança e o conforto às pessoas com deficiência, tais como: rebaixamento de calçadas, rampas que vençam todos os desníveis, sinalizações em Braille, recursos comunicacionais para os surdos, etc. Mas não precisamos ter um estabelecimento público para “acessibilizar”, pequenos (porém grandiosos) gestos podem contribuir com a acessibilidade e facilitar a vida diária destas pessoas, e o que queremos mostrar para vocês em alguns posts. Aproveitem e repassem a “dica” em uma conversa com o amigo, o pai, a mãe, os irmãos…

Respeitando o piso tátil

   A NBR 9050/2004 caracteriza o piso tátil pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente, sendo destinado a constituir alerta ou linha guia perceptível por pessoas com deficiência visual. Temos dois tipos de piso: o de alerta (aquele de bolinhas) e o direcional (com faixas lineares em relevo). Este piso deve ter, ainda, cor contrastante em relação às áreas adjacentes para permitir a orientação de pessoas com baixa visão. Essa cor diferenciada também serve de alerta para que nós, pessoas que enxergam, não utilizemos aquele recurso.
   Devemos instalar os pisos táteis de alerta sempre que houver algum obstáculo suspenso, em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas e próximo a portas ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.
As pessoas com deficiência visual se locomovem balizando por meio dos pisos táteis direcionais, utilizando sua bengala longa ou sentindo com os pés. Logo, quando há este elemento, é provável que estas pessoas transitem por lá. Então, se você estiver em alguma calçada que tenha piso tátil evite andar por cima dele, sua ação vai prevenir que estas pessoas esbarrem sem querer em você, poupando episódios como: constrangimentos, pedidos de desculpas, atraso, bengalas perdidas por quebrar ou empenar no choque e acidentes mais graves, como a pessoa desviar e cair na rua, via de trem/metrô ou, no reflexo, dar de cara com um poste.
  
Se não precisas, deixe o piso tátil livre. Não é simples?

Compartilhe

Um comentário:

  1. Bom dia!! Parabéns pelo blog... Estou te seguindo... Se gostar do meu blog, seja meu seguidor também! Temos também nossa loja virtual www.RRmaquinas.com.br - Abraços

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020