Vereador quer melhorar acesso em cemitérios

Compartilhe


   Preocupado com a acessibilidades de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida, o vereador Gilberto Alves (PTN) elaborou projeto de lei estabelecendo diretrizes de acessibilidade nos cemitérios públicos municipais. Ele exlica o acesso deve contemplar mecanismos de locomoção interna nos cemitérios de tal forma que atendam às limitações de pessoas com deficiência, problemas de saúde, idosos e obesos, através da disponibilização de veículos, preferencialmente elétricos, adequados para trafegar em pistas estreitas de forma autônoma em suas dependências.
    O parlamentar justifica a proposta levando em conta que a  sociedade vive um momento de profunda reflexão sobre a necessidade de inclusão social de todos os seus cidadãos. “Não podemos mais conviver com injustas e injustificadas barreiras e limitações físicas impostas aos cidadãos mais frágeis. A tecnologia já tem soluções e cumpre a todos nós, como também ao Poder Público adotá-las”.
    Gilberto Alves considera que uma das soluções mais recentes e que garante autonomia de locomoção, sem imposição de desgaste físico, é o veículo movido à eletricidade. Segundo ele, além da autonomia, estes veículos são ecologicamente corretos, contribuindo para um meio ambiente sustentável. ”Estes veículos já existem em pistas de golfe e em dependências das redes de televisão. Apesar de diversos órgãos municipais já estarem incorporando dispositivos de acessibilidade, os cemitérios públicos municipais ainda não foram contemplados”.
    O vereador afirma que as pessoas que se dirigem aos cemitérios públicos municipais, o fazem em um momento de profunda dor, em geral, se encontram abaladas emocionalmente e, não raro, sofrem de males-súbitos ou têm sua saúde agravada. “Nesses momentos é de fundamental importância a disponibilidade de meios que lhes permitam acompanhar de forma digna e autônomoa o funeral de seus entes queridos, considerando os fatores restritivos como idade, obesidade, deficiência e problemas de sáude”. O projeto está tramitando na comissões temáticas da Câmara do Recife.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020