Cientistas identificam proteína responsável pela produção de neurônios motores

Compartilhe


Trabalho com peixe paulistinha pode ajudar na descoberta de tratamentos para lesão medular e derrames em humanos

Foto: University of Edinburgh
Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram que o bloqueio de uma proteína chave permite controlar a produção de neurônios motores no peixe paulistinha.

O trabalho pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para a doença do neurônio motor, lesão medular e derrames em seres humanos.

Peixes paulistinha são importantes para ajudar os cientistas a compreender como neurônios motores são produzidos porque, ao contrário dos mamíferos, eles são capazes de criar novos neurônios motores na vida adulta.

Os seres humanos podem gerar neurônios motores durante o desenvolvimento embrionário, mas perdem a capacidade de gerar estas células, que são importantes para falar, andar e respirar, após o nascimento.

Isto significa que o organismo é incapaz de substituir estas células se elas são danificadas como resultado de doença do neurônio motor, lesão da medula e acidente vascular cerebral ou espinhal.

A equipe, liderada pela pesquisadora Catarina Becker, descobriu que a produção do neurônio motor pode ser aumentada em peixes paulistinha adultos com uma droga que inibe a chamada via de sinalização Notch.

“Se pudermos descobrir mais sobre os mecanismos celulares envolvidos no peixe paulistinha para produzir novos neurônios motores, vamos poder manipular estas vias em seres humanos com a esperança de ser gerar novos neurônios motor”, explica Becker.

A pesquisa se concentrou em células da fase inicial, conhecidas como células progenitoras, em peixes paulistinha, que têm a capacidade de gerar neurônios motores.

Os cientistas descobriram que quando uma proteína – chamada Notch1 - estava ativa, isso enviava sinais que impediam as células progenitoras de criar neurônios motores.

Impedir a proteína Notch1 de enviar esses sinais significava que os pesquisadores conseguiram ser capazes de aumentar a produção de células progenitoras e neurônios motores no peixe paulistinha.

Os seres humanos têm células progenitoras muito semelhantes às encontradas no peixe, que estão localizadas no sistema nervoso central. No entanto, após o desenvolvimento embrionário, estas células perdem a capacidade de se tornar neurônios motores nos seres humanos.

O estudo pode ajudar a encontrar maneiras de transformar as células progenitoras em neurônios motores após danos causados pela doença do neurônio motor, lesão medular ou acidente vascular cerebral.

Fonte: Isaude.net

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020