Audiodescrição ajuda cegos a assistir a filmes e peças de teatro
Compartilhe
Uma nova modalidade de tradução ajuda deficientes visuais a assistir filmes e peças de teatro. A descrição de uma cena para outra é realizada verbalmente.
Segundo especialistas, uma cena repleta de efeitos especiais de Avatar, por exemplo, pode ser descrita pela velocidade dos acontecimentos e uso das cores envolvidas.
Apesar de “enxergar pelos olhos de outro”, a cantora lírica Giovanna Silva afirma que a interpretação da obra é única e individual.
Veja o vídeo no seguinte endereço:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/audiodescricao-ajuda-cegos-a-assistir-a-filmes-e-pecas-de-teatro-20100603.html Fonte: R7
Fé Zago,
ResponderExcluirObrigado pela divulgação do recurso da audiodescrição.
Apesar de previsto em farta legislação, as emissoras brasileiras de televisão resistem ao cumprimento de suas obrigações e procuram retardar o máximo possível a implementação desse recurso em sua programação.
Se as emissoras compreenderem que trata-se de uma reivindicação das pessoas com deficiência em todo o mundo, e o Ministério das Comunicações tiver firmeza para fazer cumprir a legislação, as pessoas com deficiência visual e intelectual passarão a dispor da audiodescrição em parte da programação de televisão a partir de julho de 2011.
Por isso é tão importante para nós a divulgação e o apoio da sociedade emgeral.
Obrigado mais uma vez.
Paulo Romeu (criador do Blog da Audiodescrição)