A emoção da Copa em tempo real para deficientes visuais

Compartilhe

    Os torcedores com deficiência visual poderão apreciar de forma inédita os jogos da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Seis dos estádios que receberão as estrelas do futebol mundial durante um mês disponibilizarão transmissão ao vivo das partidas em 15 assentos equipados com fones de ouvido e narradores treinados que comentarão em tempo real as jogadas em andamento no gramado. Cada um dos seis estádios terá ainda outros 15 assentos reservados para os guias que acompanharão os deficientes visuais, enquanto voluntários especialmente treinados darão assistência dentro das arenas. Um serviço sem precedentes no cenário esportivo da África do Sul.
    A iniciativa foi lançada pela Associação dos Deficientes Visuais da Suíça (SNAB) e pelo Conselho Nacional dos Deficientes Visuais da África do Sul (SANCB), com o apoio financeiro da FIFA. O objetivo é tornar a competição acessível a todos.
    19, do 64 jogos que serão disputados no Mundial de 2010, oferecem transmissão direta de áudio para fones de ouvido fornecidos pela Fifa. Seis voluntários estão designados para auxiliar o deficiente visual nos locais de jogos.

     Já para os deficientes auditivos, todos os 64 jogos terão transmissões comentadas em linguagem de sinais por meio do site da Fifa. A iniciativa é uma parceria da entidade com as associações de portadores de deficiência auditiva da África do Sul. 70 milhões de deficientes auditivos em todo o mundo terão acesso às transmissões adaptadas no site da Fifa.
    A Sony, parceira da FIFA, fornecerá os transmissores necessários para que as pessoas nos estádios tenham acesso à recepção gratuita dos comentários sobre a partida. O SANCB garante que os ingressos serão alocados justa e corretamente, mas informa que apenas uma quantidade bastante limitada de ingressos para 19 partidas ainda se encontra disponível no site http://www.sancb.org.za/
    "O futebol é um esporte universal e precisa ser acessível a todos. Sendo assim, é grande a nossa satisfação em tornar a incrível experiência de um jogo ao vivo no estádio acessível também aos deficientes visuais", disse o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. "Este projeto representa outra plataforma para os esportes da África do Sul e cria um legado de serviços e instalações nos campos de futebol para os deficientes visuais do país."
    O Instituto para o Avanço do Jornalismo foi o responsável pela contratação, treinamento e coordenação dos descritores de áudio, enquanto que os estudantes da Academia de Engenharia de Som executarão as funções técnicas necessárias para garantir que as descrições de áudio sejam corretamente transmitidas aos torcedores com deficiência visual presentes nos estádios.
O serviço será oferecido nos seguintes estádios:
• Soccer City (Johanesburgo): 8 partidas
• Ellis Park (Johanesburgo): 7 partidas
• Loftus Versfeld (Tshwane/Pretória): 6 partidas
• Durban (Durban): 7 partidas
• Nelson Mandela Bay (Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth): 8 partidas
• Green Point (Cidade do Cabo): 8 partidas

Fonte: http://pt.fifa.com/ (08/06/2010)

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020