Repórter da Agência Brasil
Compartilhe
Mara Gabrilli participa de bate-papo na FNAC em Ribeirão Preto
No dia (9/9), Mara Gabrilli participou de um bate-papo com, aproximadamente, 60 pessoas na FNAC do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A comunidade surda marcou presença no evento. Durante a palestra, Mara destacou a inclusão dos surdos e das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.
“A televisão deve ter a opção de audiodescrição e legendas para incluir cegos, deficientes visuais, surdos e deficientes auditivos. Onde está o direito universal à comunicação e à informação?”, disse Mara.
Agora é lei. Segundo o Ministério das Comunicações, televisão tem um ano para adotar audiodescrição. Começou no dia 1º de julho deste ano, o prazo de 12 meses para que as emissoras de televisão digital incluam em suas transmissões pelo menos duas horas semanais de programação com audiodescrição. A determinação é da portaria 188 do Ministério das Comunicações. O não cumprimento poderá acarretar para a emissora desde uma advertência, inclusive, na perda da concessão.
O recurso da audiodescrição estará disponível em um canal de áudio exclusivo, geralmente acionado pela tecla SAP (Programa Secundário de Áudio). As informações visuais serão inseridas entre os intervalos do áudio, com o cuidado de não sobrepor diálogos ou ruídos importantes para a compreensão da narrativa.
Fonte: Mara Gabrilli
Descrição da foto: Mara de costas, com destaque para a platéia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.