Orientações para viajar de avião à pessoas com deficiência
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Conheça
as orientações que a empresa de
aviação Gol passou para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
tenham antes de viajar, podendo assim ser melhor atendidas e não passarem por
mal bocados no aeroporto.
Deficientes
visuais
Caso seja necessário, é possível viajar acompanhado de cão-guia.
Deficiente
auditivo
Os clientes com deficiência auditiva também podem solicitar
assistência especial da equipe da empresa para ajudá-los na viagem. Para isso,
após a compra da passagem aérea, acesse o Atendimento Online pelo site da
empresa e informe seu código de reserva (localizador).
Caso seja necessário, também é possível viajar acompanhado de cão-ouvinte
dentro do avião. Em caso de dúvida, entre em contato com o Atendimento Online
ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Deficiente Auditivo pelo telefone
0800 709 0466 (funcionamento 24 horas).
Deficiente
intelectual
Se você tem essa necessidade ou vai viajar acompanhado de uma
pessoa com deficiência intelectual, solicite o atendimento especial aos
funcionários da empresa.
Depois de comprar a passagem de avião, acesse o Atendimento Online em nosso site e
informe o seu código de reserva (localizador) para pedir a assistência
especial. Assim que chegar ao aeroporto, vá ao balcão de check-in que nossos
atendentes estarão prontos para ajudar.
Caso o cliente seja dependente da ajuda de outras pessoas e não
possa garantir sozinho seu bem-estar e segurança, é preciso que ele tenha uma
autorização médica para viajar ou voe junto de um acompanhante capaz de ajudá-lo.
Depois de confirmada a necessidade do auxilio, a empresa oferece a esse
acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea.Para informações mais
detalhadas, veja os conteúdos: Acompanhante e Formulário MEDIF.
Deficiente
físico
A empresa oferece cadeiras de rodas para que os clientes com
deficiência física ou com alguma dificuldade de locomoção tenham uma viagem
mais fácil e prazerosa. Caso seja necessário, é possível solicitar assistência
especial de nossos atendentes. Para isso, depois de comprar a passagem de
avião, acesse o Atendimento Online do site da
empresa e informe o seu código de reserva (localizador).
Cadeiras de rodas ou outro equipamento de ajuda motriz equipados
com baterias não derramáveis, estacionárias reguladas por válvula (VRLA)
contendo solução ácida na forma de GEL, tecnologia AGM (confinamento por
absorção do eletrólito em mantas de micro-fibra de vidro), são permitidos para
transporte.
Já cadeira de rodas equipadas com bateria líquido derramável,
são aceitas em condições especiais e com restrições, é necessário procurar o
SAC para obter informações quanto as regras e restrições.
Recomendamos ainda que o cliente com necessidade especial
reserve sua poltrona nas primeiras fileiras do avião e evite áreas de
circulação.
Tanto em situações definitivas (exemplo: sequelas de acidentes)
quanto em temporárias (exemplo: gesso em toda perna ou pós-operatório), é
preciso que o cliente viaje com o relatório médico e tenha preenchido o
formulário MEDIF.
Outras
perguntas
Há funcionários na recepção e
comissários de bordo que conhecem a língua de sinais?
Sim, a empresa possui colaboradores que conhecem LIBRAS.
A empresa fornece um treinamento a
fim de melhor lidar com as pessoas com deficiência?
Sim, a empresa possui um treinamento que se chama Atendimento às
Prioridades que trata como deve ser o atendimento ao Deficiente. Nele são
abordados os tipos de deficiência e como atender cada uma delas.
No caso da pessoa com deficiência
visual ter um cão-guia, quais são os procedimentos?
A empresa entende as limitações de alguns clientes e procura
deixar a viagem de todos a mais simples e fácil possível. Por isso, permite que
clientes com deficiência auditiva, visual ou física, além de idosos, que
dependam inteiramente de um cão-guia, cão-ouvinte ou cão-assistente treinado
para conduzi-los, possam viajar com o animal na cabine de passageiros.
O transporte do cachorro é gratuito, mas para que ele aconteça é
preciso que o cliente tenha a identificação do cão, a comprovação de
treinamento e das vacinas do animal.
Veja todos os documentos que o
cão-guia, cão-ouvinte ou cão-assistente precisa ter para viajar no avião com um
cliente com necessidades especiais tanto em voos nacionais quanto
internacionais.
No que se refere ao desembarque de
uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, como isso é feito? Há
elevadores ou outro dispositivo para que o desembarque possa ser feito com
segurança?
A empresa possui funcionários especialmente treinados para
atendê-los. Passageiros que necessitam de atendimento preferencial devem
comunicar, com 72 horas de antecedência, exclusivamente pela Central de
Atendimento ao Cliente (0300 115 2121), apresentando relatório médico e, se
necessário, o formulário MEDIF (Medical Information Sheet)
preenchidos. Dessa forma, o passageiro terá toda assistência no seu embarque,
voo e desembarque por parte dos colaboradores da empresa.
Mais informações estão disponíveis no link: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/passageiros-especiais/deficientes/paginas/default.aspx

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