O que é ser uma pessoa "especial"
Compartilhe
DEFICIÊNCIA é todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimento, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com as outras pessoas.
A deficiência gera dificuldades ou impossibilidade de execução de atividades comuns às outras pessoas, e, inclusive, resulta na dificuldade da manutenção de emprego.
Antigamente havia muito preconceito com alguém que tinha alguma deficiência. Até a família tinha preconceito e vergonha. Eram chamados de aleijado, ceguinho, mongol entre outros. Hoje em dia isso vem melhorando muito, as pessoas estão vendo que somos iguais a elas, apenas com alguma limitação física, na qual podemos fazer as mesmas coisas, mas de modo diferente. Para melhorar ainda mais esse relacionamento e diminuir o preconceito quero falar sobre como se referir a uma pessoa "especial".
Quando dizemos que alguém é um deficiente físico, estamos discriminando essa pessoa. Veja como tudo muda se falamos de pessoas com deficiência. Nesse caso, a pessoa não é deficiente, mas apresenta uma deficiência, o que é outra idéia. O correto neste caso é falar pessoa com deficiência física.
Portanto, uma boa forma de mudar o mundo é mudar as palavras que usamos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.