Emdec multa por uso irregular de vaga especial
Compartilhe
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) multou, em apenas 25 dias, 72 motoristas que não respeitaram as vagas de idosos e de pessoas com deficiência. A fiscalização começou no dia 5 de abril.
A autarquia multou 42 motoristas que pararam nas vagas destinadas aos maiores de 60 anos de idade e outros 30 nos locais destinados aos deficientes. Desde o mês passado, a área central da cidade foi demarcada com 105 vagas especiais. Até o final de junho, este número aumentará para 200.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o desrespeito às vagas exclusivas é considerado infração leve, com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20.
Até o momento, 11.211 pessoas já se cadastraram para o uso das vagas exclusivas, sendo 9.861 idosos e 1.350 pessoas com deficiência. Como o cadastro demora uma semana para ficar pronto, apenas 6,6 mil credenciais foram entregues.
Ontem, agentes de trânsito realizaram abordagem educativa próximo à Prefeitura. Os motoristas foram convidados a colar o adesivo “Eu respeito” nos carros. Junto com a sensibilização para o respeito às vagas exclusivas, a Emdec uniu-se à seguradora Porto Seguro para levar às ruas a campanha “Seja gentil no trânsito, que o trânsito retribui”. A proposta defendida é que todos devem se colocar no lugar do outro, para estabelecer relações mais humanas no trânsito.
O cadastramento para as vagas exclusivas pode ser feito pelo site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br. Para usar as vagas é obrigatória a apresentação da credencial no painel do carro. Os idosos ou deficientes que forem flagrados utilizando a vaga sem a credencial, estão sujeitos à multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.