Tetraplégica Atravessa Sozinha Canal da Mancha

Compartilhe

    Uma verdadeira conquista. Assim pode ser descrita a façanha da velejadora britânica Hillary Lister. Tetraplégica (só consegue mover a cabeça), ela conseguiu atravessar sozinha o Canal da Mancha, que liga a Inglaterra à França. A proeza foi realizada na última terça-feira (23).
    A britânica de 33 anos partiu de Douvres, no sul da Inglaterra, e alcançou Calais, ao norte da França, após seis horas e 25 km. Assim, bateu o recorde da viagem mais longa e sozinha de uma pessoa tetraplégica Com a travessia, Hillary conquistou uma verdadeira vitória para si e para todos os portadores de necessidades especiais, tornando-se a primeira pessoa com deficiência física a realizar essa velejada.
    A embarcação utilizada, de 7,9m, foi especialmente concebida para Hillary. Como a velejadora não possui mobilidade nos membros, ela controlou as velas e a direção da embarcação com a respiração – ou seja, tinha que inspirar e expirar em dois tubos conectados a um mecanismo especial para controlar o veleiro.
    Hillary tem uma deficiência progressiva que comprometeu a mobilidade de seu corpo – hoje ela só pode movimentar a cabeça. Quando não está velejando, ela passa a maior parte do tempo em uma cama, ou em uma cadeira de rodas. Hillary sempre foi uma pessoa muito ativa e corajosa, e mesmo quando perdeu o movimento das pernas, ela continuou praticando esportes como natação e musculação. Quando perdeu a mobilidade dos braços, teve que parar os exercícios. Ela enfrentou momentos muito difíceis antes de começar a velejar em 2003, influenciada por um vizinho. E foi velejando que descobriu uma grande motivação para realizar vários projetos e sonhos. Seu sonho de atravessar o Canal da Mancha começou a tomar forma em 2004, e este ano ela decidiu levar o projeto a cabo. Emocionada, ela declara “o iatismo salvou minha vida”.
    O desafio de atravessar o Canal da Mancha tem como objetivo arrecadar dinheiro para que outras pessoas com deficiência física também possam experimentar a emoção de velejar, mostrar que pessoas deficientes também podem vencer grandes desafios, desafiar todas as pessoas (deficientes ou não) a repensarem seus limites, e encorajar todo mundo a lutar por seus sonhos.
Fonte: Ser Lesado

"Parabéns Hillary Lister."

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020