Mutirão Cadê Você vai à periferia atender moradores com deficiência

Compartilhe

PARTICIPE! DIVULGUE!


Promovido pelo Instituto Mara Gabrilli, projeto pioneiro localiza pessoas com deficiência que moram em comunidades carentes da capital e vai até elas para oferecer orientações multidisciplinares e orientar quanto aos serviços públicos disponíveis.

    NO SÁBADO, DIA 15, acontece no bairro de Itaquera (zona Leste) o mutirão Cadê Você, primeiro projeto que vai até comunidades carentes da periferia de São Paulo paulistanas para realizar atendimento multidisciplinar voltado exclusivamente às pessoas com deficiência. Das 8 às 18 horas, os moradores da região serão atendidos por uma equipe composta de terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, entre outros. Realizado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) com patrocínio do Mc Donald’s, Alcoa e Volkswagen e apoio da Ong Casa do Cristo Redentor (que atua neste bairro), o projeto também contempla visitas de atendimento nas casas das pessoas com deficiência severa, que não podem sair de casa. O mutirão acontece uma vez por mês, cada dia em um bairro diferente, até outubro de 2012, estimando alcançar, neste período, 1,2 mil pessoas com deficiência da capital. A agenda para os próximos mutirões está sendo definida.
    "Dentro de alguns meses, teremos um precioso mapeamento da situação destas pessoas, que permitirá a criação de políticas públicas mais focadas e com melhores resultados”, afirma a fundadora do IMG, Mara Gabrili. “Hoje são escassos os dados sobre esta população, que é significativa e precisa de uma atenção especializada. Com uma informação precisa em nossas mãos, teremos uma força ainda maior para cobrar providências do poder público em relação às pessoas com deficiência”, completa Mara, em relação ao 1,5 milhão de pessoas com deficiência na Capital.
    No local, além das consultas, também são prestados os seguintes serviços:
- Saúde: Distribuição de cartilhas - material didático sobre os cuidados com a saúde da pessoa com deficiência; informação sobre instituições, postos de saúde e centros de reabilitação existentes na cidade de São Paulo.
- Transporte: informação sobre ATENDE, linhas de ônibus adaptado, terminais acessíveis, carteira especial, carteira de acompanhante, carteira do idoso.
- Trabalho: informação sobre o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência, sobre lei de cotas e sobre o centro cidadão.
- Social: informar sobre benefícios sociais, isenção de impostos e garantias específicas para pessoas com deficiência.
Também será feito um registro fotográfico das pessoas em seus bairros, através de parceria com a fotógrafa Renata Castello Branco.
    Estas pessoas são “encontradas” previamente através de cadastros nas ONGs parceiras dos projetos, demandas espontâneas e da ação dos funcionários do Mc Donalds dos bairros. As solicitações para atendimentos domiciliares e participação nos mutirões também são feitas através do cadastro no site: www.cadevoce.info.
    “A idéia é achar estas pessoas, daí o nome do projeto. Muitas delas não têm idéia de seus direitos, de que há serviços públicos de reabilitação, por exemplo. Estamos constatando isso na prática, in loco”, explica Ariana Chediak, coordenadora do projeto.
    Estatísticas - A cidade de São Paulo tem aproximadamente 2 milhões de habitantes que moram em favelas. Conforme estatísticas da ONU, a estimativa é de que cerca de 10% desta população seja de pessoas com deficiência.
    No Brasil, segundo o Censo 2000 (IBGE), 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Isso, em números atualizados, corresponde a cerca de 24 milhões de brasileiros. É um universo de pessoas que podem ter nascido com alguma deficiência ou a adquirido ao longo da vida. E quando se fala de ações que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas, também são incluídos os que têm mobilidade reduzida, ou seja, idosos, gestantes, obesos, mulheres com carrinhos de bebê. Por isso, para Mara Gabrilli, “ao facilitar acessos para a inclusão das pessoas com deficiência, estaremos ampliando o escopo dessas ações para um grupo ainda maior de pessoas.”


Sobre o IMG
    Fundado em 1997, o Instituto Mara Gabrilli é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Atua em quatro frentes principais: comunicação educativa e cultural, fomento às pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio ao paradesporto e promoção do desenho universal.


Serviço
Evento: Mutirão Cadê Você
Data: Sábado, dia 15 de janeiro de 2011
Hora: Das 8 às 18 horas
Local: Rua Agrimensor Sugaya, 1050 – Casa do Cristo Redentor. Itaquera
Interessados em participar do mutirão deverão se cadastrar antes através do e-mail: cadevoce@img.org.br ou pelo telefone: 11 7727-1195


Informações à imprensa
Assessoria de imprensa do Instituto Mara Gabrilli
Bia Murano Comunicação
bia@biamurano.com.br
Tel 11 8309-8302
Janeiro/2011

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020