Câmara terá Central de Libras
Compartilhe
Durante a realização da 3ª Audiência Pública dos projetos de lei 317/10 e 363/10, ambos de autoria do Executivo, nesta segunda-feira (21/02), no Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta, o presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSDB) anunciou a criação de uma Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada pela maioria dos surdos para se comunicar.
"A central começará a funcionar na Câmara no dia 1º de Março e, a partir de abril, na TV Câmara para que haja uma boa comunicação com todos os cidadãos", destacou Police Neto.
O anúncio foi feito depois que Flávio Scavasin, coordenador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estranhou a ausência de um intérprete para informar aos surdos o que se estava debatendo na audiência. "Aqui tem uma senhora que é surda e que não está entendendo nada do que se está falando", se queixou.
Scavasin pediu ao presidente da audiência, vereador Toninho Paiva (PR), que providenciasse um intérprete para os próximos debates na Câmara. Paiva disse que iria comunicar o fato ao presidente da Casa. Mas não foi necessário. Assistindo à audiência pública pela web, o vereador Police Neto desceu ao Plenário e informou a criação da Central de Libras.
O coordenador ficou satisfeito com a informação. "Nós defendemos que todos os locais públicos tenham acessibilidade a todas as pessoas. Às vezes nós pensamos em rampas, elevadores, naquilo que está mais óbvio, mais visível e nos esquecemos das pessoas cegas e surdas", disse.
Scavasin lembrou que já existem tecnologias tanto para um quanto para outro. "As pessoas cegas lêem em computadores, têm acesso a audição de textos por meio de celulares e de outros mecanismos. E para pessoas surdas nós defendemos que haja intérprete de Libras, o que é exigido pela legislação em locais públicos. Quando possível, pode-se utilizar até da estenotipia, um sistema em que o surdo possa ler numa tela o que está se falando".
Fonte: Pessoa com deficiência - São Paulo - SP, 25/02/2011 - e APNEN NOVA ODESSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.