Sem título
Compartilhe
Postado por: LUIS DANIEL
As redes sociais se tornaram, nos últimos anos, um importante meio de comunicação e interatividade entre as pessoas pela internet fixa ou móvel. Mas como quem tem deficiência visual utiliza uma rede social como o Twitter? Geralmente, o Twitter é gerenciado por programas que os leitores de tela não conseguem interpretá-los
São muitas pessoas com deficiência visual que vivem postando mensagens de 140 caracteres no microblog. O perfil do Guia Inclusivo (@guiainclusivo) segue várias destas pessoas e notamos que a maioria delas usa através do cliente QWITTER para interagir com seus “seguidos” e “seguidores”. Ele foi desenvolvido para oferecer mais conforto e acessibilidade a esse público.
O programa não é visual, sendo que todas as aplicações e mensagens são faladas, conforme a voz sintetizada que está sendo executada em seu sistema operacional. Sendo assim, o que você ouve não aparece na tela, a menos que você abra alguma janela “pop-up” para digitar um tweet, uma Mensagem Direta (DM), retuitar, entre outras operações controláveis pelos comandos do manual de instruções.
De acordo com o Manual do Qwitter, ele é bastante intuitivo, ou seja, é de fácil utilização, além de funcionar nos leitores de telas mais populares, como Jaws (pago) e NVDA (gratuito).
Para saber como utilizá-lo corretamente, acesse o manual do Qwitter disponível aqui.
Há outros aplicativos que interagem com o Twitter e são acessíveis, como os citados na reportagem sobre as tecnologias para pessoas com deficiência visual no Guia Inclusivo em março.
Colaboração: Luciane Molina
Fonte: Guia Inclusivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.