SEPRO lança software gratuito para deficientes visuais
Compartilhe
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou nesta terça-feira (27) em Brasília a ferramenta Liane TTS, um software livre que realiza leitura de telas de computadores. O programa permite que pessoas cegas ou com visão subnormal possam usar o computador com mais facilidade e conforto.
O Liane TTS é um sintetizador de voz que visa suprir a carência de qualidade auditiva dos softwares de leitura de tela. O aplicativo é um compilador que lê um texto e o transmite para um sintetizador de voz. Os sons são gerados e reproduzidos pelo sistema de áudio do computador pessoal.
O programa é capaz de reproduzir qualquer texto em Português. Os fonemas foram gravados por uma locutora profissional e essa base de fonemas foi enviada para a Universidade Politécnica de Mons, na Bélgica, onde compilaram esses fonemas para formar o som.
O Diretor-Presidente do Serpro, Marcos Mazoni, afirmou que a empresa estará empenhada a partir de agora na construção de uma solução em software livre disponível também para leitura dos telefones celulares, que hoje é uma ferramenta do dia a dia dos brasileiros. “Somos uma empresa pública, portanto uma empresa que tem que pensar na inclusão de todas as pessoas. É o primeiro passo, mas nós ainda temos muito que construir para uma cidadania plena para todos, independente de suas características”, afirmou Mazoni.
O Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José Ferreira, disse que o Serpro foi uma das primeiras instituições do Brasil a abrir espaço para que as pessoas com deficiência visual pudessem trabalhar. “O Serpro traz um software que vai ter condições de funcionar tanto em plataforma proprietária quanto para plataforma livre, e esse é o grande ganho. Estamos preocupados com o acesso das pessoas e em democratizar a informação”, ressaltou.
Misael Conrado, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), também esteve presente no lançamento do programa. “Disponibilizar um software gratuito que dá condições ao cego de acessar um computador como qualquer outro indivíduo sem custo adicional é uma garantia de direito”, pontuou.
O Liane TTS está disponível para download no portal do Serpro e já está sendo usado em centenas de telecentros em todo o país. Para baixar o programa e os manuais de utilização, clique no link (http://www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/lianetts_informacoes/?searchterm=Liane%20TTS), no título Instaladores e Manuais. O aplicativo pode ser instalado tanto no sistema operacional Windows, quanto Linux.
O aplicativo é uma parceria do Serpro com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Faculté Polytechnique de Mons, na Bélgica. Embora o principal público-alvo de sistemas de texto-para-fala como o Liane TTS seja formado por pessoas com deficiência visual, esse tipo de programa é comumente usado por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas.
Dúvidas com relação à instalação e utilização podem ser sanadas por meio do e-mail lianetts@serpro.gov.br
Com informações da Assessoria de Imprensa do Serpro
Gabriela Carvalho
Assessora de Imprensa
Deputado Federal Eduardo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.