X Congresso Internacional e o XVI Seminário Nacional de Educação de Surdos

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X Congresso Internacional e o XVI Seminário Nacional de Educação de Surdos, promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com o tema “Educação de Surdos: a Conquista de Novos Territórios”, o evento contou com a presença de mais de 800 estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais do Brasil, Estados Unidos e Europa.

O Congresso promoveu o debate sobre a educação pública de qualidade e a revisão da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE). No ano em que a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei do PNE 2010-2020, que trata desde a educação infantil ao ensino superior, passando pela educação tecnológica, este assunto foi o grande destaque nas discussões no primeiro dia do evento, sobretudo os seus impactos na educação de surdos.  O ano de 2011 é um marco na história da educação brasileira, já que por lei, a cada 10 anos o Congresso deve votar um Plano Decenal de Educação. Mas por conta do amplo debate e das quase três mil emendas, o PNE ainda não foi votado.

O Deputado Federal Eduardo Barbosa, membro da Comissão Especial que analisa a proposta do Executivo para o PNE, representou o Deputado Federal Ângelo Vanhoni, Relator do Plano. Durante sua apresentação, Barbosa falou sobre a Meta 4, que trata da educação inclusiva, e que está sendo debatida pelo Legislativo. “Ninguém é contrário a um sistema educacional inclusivo, mas a educação inclusiva não deve apenas permitir o acesso. Há a necessidade de criar ambientes específicos para a educação especial. Queremos, no PNE, ampliar e não restringir os diretos à educação”, disse o Deputado, que apresentou nove emendas oriundas da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) e que garantem a escola bilíngüe para os surdos. “Acredito que isso vai ser apreciado e absorvido pelo relator”, concluiu o parlamentar.

O Deputado apresentou ainda números do Censo Escolar dando conta de que, embora nos últimos dois anos o MEC tenha divulgado um avanço nas matrículas da educação inclusiva, isso não garantiu o aumento das pessoas com deficiência nas salas de aulas, pois houve redução do número de escolas especializadas.

Para a professora de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina, Patrícia Luiza de Resende, Diretora de Políticas Educacionais da FENEIS, a educação de surdos no Brasil está um caos. Ela corroborou a informaçao do Deputado Eduardo Barbosa, chamando a atenção para o fechamento de inúmeras escolas especiais em todo o País e propondo a união da sociedade em favor da educação e da cultura surda.

O X Congresso Internacional / XVI Seminário Nacional do INES é um Evento de caráter técnico-científico dirigido a pessoas surdas e ouvintes, e tem como público, principalmente, profissionais de nível superior, ligados ao campo da educação de surdos em trabalho de atendimento ou de pesquisa – pedagogos; professores; lingüistas; fonoaudiólogos; psicólogos e psicanalistas; assistentes sociais; sociólogos, entre outros.


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