Rio receberá primeiro Mundial para deficientes intelectuais
Compartilhe
O Rio de Janeiro será sede de mais um Mundial de futebol – este, no entanto, mais especial. No fim de 2013, a cidade receberá a Copa de Futebol Unificado Special Olympics, provável nome da competição que reunirá atletas com e sem deficiências intelectuais. Será o primeiro torneio do gênero organizado em nível global.
A iniciativa é da Special Olympics, entidade fundada em 1968 para estimular a prática esportiva entre portadores de capacidades intelectuais diferenciadas. Já foram organizadas 14 Olimpíadas Especiais de Verão e outras nove de Inverno.
A entidade espera finalizar nas próximas semanas o projeto da competição de 2013. O acordo para realização do evento no Rio é certo, mas ainda não foi concluído. Entre os pontos em discussão está a possibilidade de se utilizar o Maracanã.
A Copa de Futebol Unificado envolverá não apenas atletas especiais, mas também outros sem deficiências em nível técnico similar. A proposta é justamente integrá-los, segundo o presidente e diretor da Special Olympics para a América Latina, Dennis Brueggemann.
– Os atletas especiais mostrarão ao mundo capacidade de jogar futebol como qualquer outro. Iremos criar uma oportunidade para integrar a comunidade ao movimento.
A Special Olympics já conta com apoio formal da Conmebol, que organiza uma Copa América nos moldes da futura competição mundial.
– Em uma reunião na Suíça, semana passada, também conseguimos o compromisso da Fifa em nos apoiar. Estamos finalizando um anúncio – concluiu Brueggemann.
Parceria firmada
A Special Olympics firmou nesta terça-feira, durante coletiva de imprensa no Rio, acordo de parceria com a Soccerex, maior feira de negócios de futebol do mundo. O compromisso é válido até 2014.
Pelo acordo, os projetos da Special Olympics poderão ser divulgados em eventos e atividades promovidas pela Soccerex. As ações começarão já na próxima convenção global da feira, de 26 a 30 deste mês, no Rio.
– Sinto como se fosse a celebração um casamento. O mundo ainda não conhece a capacidade do atleta especial – comemorou Dennis Brueggemann, representante da Special Olympics no evento.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.