Lançado selo de acessibilidade no setor hoteleiro
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Na tarde desta terça-feira, 26, aconteceu no Expo Center Norte
durante a Fispal Hotel - Feira
de Negócios para o Setor Hoteleiro, o lançamento do Programa e do Selo de
Acessibilidade ABIH-SP e ABNT, respectivamente Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis de São Paulo Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A Secretária de Estado, Dra.
Linamara, lembrou que, de acordo com dados do IBGE, hoje o número de pessoas
com deficiência no Brasil é de 45 milhões. Segundo a Secretária, a
acessibilidade é importante não só para essas pessoas, mas também aos idosos,
acidentados e outras pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente.
“É preciso que as regras estejam alinhadas com esse novo público, que envelhece
e tem mais tempo para o lazer. Esse público precisa de espaço para o
entretenimento, porque não é só de trabalho que vive o cidadão. Portanto,
acessibilizar os hotéis tem um grande compromisso com o avanço do processo
civilizatório”, destacou.
A Secretária ressaltou, ainda, que “precisamos adaptar os espaços para que todos estejam juntos, pessoas com e sem deficiência, idosos e pessoas com restrição de mobilidade. O mundo precisa se ajustar aos novos paradigmas”.
A Secretária ressaltou, ainda, que “precisamos adaptar os espaços para que todos estejam juntos, pessoas com e sem deficiência, idosos e pessoas com restrição de mobilidade. O mundo precisa se ajustar aos novos paradigmas”.
COMO FUNCIONA
O programa compreende diversas etapas
e todas devem ser rigorosamente cumpridas para que o empreendimento receba o
selo. Primeiramente, serão realizadas pesquisas junto aos meios de hospedagem,
para a geração de um banco de dados que reunirá as informações básicas. Será
também produzido e distribuído um guia de adequação física e operacional dos
empreendimentos de acordo com as normas da ABNT.
Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.
Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.
A última etapa do programa prevê
vistorias in loco para avaliar as adaptações realizadas na
parte estrutural dos empreendimentos. Os colaboradores também serão avaliados
com a finalidade de que eles tenham sido devidamente treinados para receber
hóspedes portadores de necessidade especiais.
A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.
A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.
Fonte: Blog Deficiente Físico

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