Fiscalização de acessibilidade em aeroportos será baseada em metodologia do Crea-PR
Compartilhe
Aeroporto Afonso Pena, no Paraná, passou por fiscalização em 2007 e 2012
Aline Rocha
Fiscalização Integrada de Acessibilidade (FIA) feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) poderá servir de base para a fiscalização de todos os aeroportos das cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014. O assunto foi discutido durante reunião na última quarta-feira (11) com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ministérios das Cidades e do Planejamento, Casa Civil, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O método elaborado pelo Crea-PR foi aplicado em 2007 e em 2012 no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná. No primeiro estudo, foram levantadas as necessidades de adequação da estrutura. Este ano, o Conselho avaliou o que foi ou não solucionado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) durante esse tempo.
De acordo com o Departamento de Fiscalização do Crea-PR, alguns aspectos do checklist baseada na NBR 9050 foram adequados, mas ainda faltam ajustes, como, por exemplo, na nova área de estacionamento do aeroporto. Apesar de ter o número exigido na norma, as medidas das vagas para pessoas com deficiência estão erradas.
Durante a reunião, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou um novo checklist elaborado pela sua equipe técnica, também contemplando pontos importantes para a acessibilidade dos aeroportos.
A primeira fiscalização feita em conjunto pelo Confea, Creas, Infraero e outros órgãos envolvidos, será feita com base neste novo checklist no Aeroporto Internacional de Brasília. A data da visita ainda será definida na próxima reunião do grupo, no dia 19 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.