Livro - Minha escola recebeu alunos para a inclusão. O que faço agora?
Compartilhe
Autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA
Editora:
WAK EDITORA - 164 páginas
Sinopse:
Para uns, a escola é um espaço físico,
arquitetônico; para outros, é o ambiente educativo, o lugar onde as ações
pedagógicas acontecem. Por essas e por outras definições, é que muitos acabam
vendo, o que chamamos de escola inclusiva, como mais um espaço físico, comum a
tantos outros. Este livro não só discute esta questão, a de que um ambiente
educativo é composto de profissionais, projetos e uma intenção maior que
simplesmente transmitir conhecimento, como também aponta intervenções,
caminhos, práticas inovadoras para que os professores de todas as modalidades
possam iniciar a construção de ambientes verdadeiramente inclusivos.
Para o autor, não há inclusão sem ambientação.
Segundo ele, é preciso que as escolas sejam preparadas para receber e ambientar
os alunos em processo de inclusão, e isto envolve práticas bem pensadas,
discussão com pais e alunos, preparação das famílias dos portadores de
deficiências e/ou limitações no processo de socialização. Geraldo Peçanha de
Almeida é enfático ao apresentar argumentos que fortalecem a importância da
transparência no processo de inclusão. Para ele, há perdas, há conflitos, há
falta de preparação de todos os lados e há preconceitos, mas o que fica ao
final do livro é a ideia de que, quando se quer, é possível levar a sério e
obter sucesso, em qualquer processo de inclusão da pessoa especial, e, neste
caso, os resultados são mais satisfatórios e perceptíveis que os problemas.
Basta querer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.