Livro - SINDROMES - conhecer, planejar e incluir
Compartilhe
Autor: ROGÉRIO DRAGO (org.)
Editora: WAK EDITORA - 192 PÁGINAS
Sinopse:
Temos
vivenciado neste início de século uma escola que tem se aberto para a
diversidade de sujeitos e tem assumido uma postura que chamamos inclusiva. A
escola inclusiva direciona-se para um ensino que, além de reforçar os
mecanismos de interação solidária e os procedimentos cooperativos, auxilia o
ser humano a se ver e a se perceber como parte de um todo que independe de suas
características físicas.
Nesse
sentido, a proposição de ações pedagógicas com vistas à inclusão total do aluno
com algum tipo de comprometimento físico, mental ou sensorial causado por alguma
síndrome específica pressupõe dois caminhos que consideramos necessários: a) o
conhecimento das características e peculiaridades desses sujeitos; e b) o
pensar sobre práticas pedagógicas que levem esses sujeitos a se apropriarem dos
conhecimentos socialmente construídos.
Assim,
pensando em uma escola que se reinventa e se reinterpreta a cada ano, semestre,
dia, que não fica parada no espaço-tempo da ilusão de que todos os seus
sujeitos aprendem da mesma forma e, ao mesmo tempo, de que todos têm capacidades
iguais, este livro apresenta algumas das principais síndromes que se fazem
presentes nas escolas comuns e discute possibilidades de se aprimorar o
processo de escolarização de crianças com essas síndromes, no sentido de
contribuir para que a prática docente e pedagógica da escola passe a ver nesses
sujeitos as múltiplas possibilidades de aprendizagem para além de suas
peculiaridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.