Deficiências não são empecilhos para que crianças pratiquem esporte
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Aos 8 anos, Jade Oliveira faz aulas de natação, badminton e dança: interação social |
Se o bom de ser criança é poder brincar à vontade, Jade
Lanai Oliveira, de 8 anos, não perde tempo parada. A paraplegia, motivada por
uma má formação na coluna, não a impede de curtir a infância cercada por
amigos. Para a mãe Zaíra de Oliveira, o principal aliado da filha é o esporte.
“Ela sempre esteve inserida em grupos de natação, tênis e nas atividades da
escola. O esporte promove um ambiente de grupo que colabora para a inserção
social”, diz.
Com uma rotina agitada, de segunda a sábado, Jade intercala
aulas de natação, badminton e dança. Pode-se pensar que o número de atividades
seja excessivo para uma criança, no entanto, para pessoas que se locomovem com
cadeira de rodas, o exercício físico colabora para o melhor funcionamento do
trato intestinal e aumenta a resistência respiratória. “A prática de esporte
agrega benefícios que os remédios não dão conta sozinhos”, ressalta a mãe de
Jade.
Nem sempre, porém, há estímulos para as atividades. Não é
raro, por exemplo, que escolas dispensem alunos com deficiência das aulas de
educação física, simplesmente por não saberem lidar com eles. “É preciso
realmente ter um cuidado e uma atenção especial, mas a ação deveria ser
contrária, de incentivar a prática de exercícios”, opina Zaíra de Oliveira.
O professor do Centro de Treinamento de Educação Física
Especial (Cetefe) Létisson Samarone alerta para a importância de evitar
superproteger a criança. “É preciso questionar se ela não consegue realizar
determinada atividade por causa da limitação dos movimentos ou por falta de
estímulos”, diz.
O professor observa que até os 12 anos a deficiência não é
vista como alvo de preconceito e sim de curiosidade entre as crianças. “A
exclusão acontece com aquele menino que atrapalha o jogo, que coloca a mão na
bola durante o futebol, por exemplo”, explica. “Mas quando se ensina as regras
para as crianças com deficiência, elas entendem que podem colaborar com o time
e a relação de brincadeira com os colegas fica muito boa.”
Nas aulas de badminton que Jade frequenta, duas vezes por
semana, no Cetefe, o professor Lépisson aproveita a presença de atletas já
formados e de crianças sem deficiência, que vão até o local acompanhar alguém,
para juntar todo mundo na mesma atividade. Na última quarta-feira, o agitado
Vítor Kelui Oliveira, de 5 anos, que não tem deficiência física, sentou em uma
cadeira de rodas para entrar na brincadeira com a irmã Jade e os demais
colegas. “Quando percebe que as crianças que não usam cadeira de rodas querem
estar em uma, os cadeirantes se sentem valorizados”, ressalta o professor.
A presença dos familiares na atividade física auxilia o
trabalho de inserção social. “Em casos de alunos com deficiência mental, o
irmão ou alguém da família dá mais confiança à criança que está começando no
esporte”, afirma Létisson.
Onde praticar. Confira os locais que oferecem esportes para
crianças com deficiência.
Cetefe
Interessados devem acessar o site http://www.cetefe.org e
fazer o cadastro. Com o apoio da Secretaria de Educação e de Esporte e do
Comitê Paralímpico Brasileiro, a instituição oferece atletismo, badminton,
bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, natação, tiro com arco, tênis e
vela. Informações pelo telefone 2020-3435.
Centros de Iniciação Desportiva (CID)
Oferecem vagas para pessoas com deficiência que estejam
matriculadas em escolas públicas ou entidades conveniadas. Os interessados
devem entrar em contato com as regionais de ensino ou buscar mais informações
pelo telefone da Coordenação de Educação Física e Desporto Escolar: 3901-3101.
Centros Olímpicos
Os Centros Olímpicos também oferecem vagas para
deficientes, nas unidades de Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Gama, Santa
Maria, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Recanto das Emas e Riacho Fundo I.
Fonte: Super Esportes e Blog Turismo Adaptado
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