Comissão aprova serviço telefônico para idosos e pessoas com deficiência
Compartilhe
Projeto aprovada nesta semana cria um número de telefone exclusivo para
atender esse público, que irá funcionar 24 horas por dia.
A Comissão
de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (30) proposta (PL 5987/13)
que institui serviços telefônicos gratuitos de emergência para atendimento a
idosos e a pessoas
com deficiência ou com mobilidade
reduzida. Pelo texto, do deputado Major Fábio (Pros-PB), os números de
atendimento deverão ser de três dígitos e o serviço terá de funcionar 24 horas
por dia.
Para o relator, deputado Onofre Santo
Agostini (PSD-SC), a inciativa é válida “para fortalecer a política de defesa
dos direitos tanto dos idosos quanto de pessoas com deficiência”.
Regras
No caso dos idosos, o texto determina que o atendimento deverá incluir
informações relativas às medidas de proteção previstas no Capítulo II do
Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Essa parte da lei prevê medidas para
assegurar o direito das pessoas acima de 60 anos à liberdade, ao respeito e à
dignidade.
Já o serviço voltado a pessoas com
deficiência ou com mobilidade reduzida deverá informar os usuários sobre seus
direitos previstos na Lei da Acessibilidade (10.098/00). O atendimento
telefônico deverá também ser adaptado para a utilização por pessoas com
deficiência auditiva.
Tramitação
A proposta segue agora para análise conclusiva das comissões de Seguridade
Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados
Fonte: Câmara dos Deputados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.