26 dicas de comunicação com Crianças com Deficiência
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Descrição da imagem/#pracegover: A imagem mostra um menina cadeirante olhando para uma mulher abaixada do seu lado. As duas tem a pele clara e são loiras. |
É interessante notar a linha de pensamento na perspectiva da inclusão (que prega a valorização da diferença: todos somos diferentes), ao utilizar a palavra “desafios” no lugar de “deficiências”.
Eles usam “desafios intelectuais” ou “desafios visuais” ao invés de “deficiência intelectual” ou “deficiência visual”. É excelente essa interpretação. Todos temos nossos desafios, nossos bloqueios, nossas dificuldades e barreiras. É isso que nos torna humanos.
Segue a tradução:
Ao descrever uma criança com necessidades especiais tenha certeza de colocar a criança antes da deficiência. Por exemplo, diga “uma criança com dificuldade de aprendizado” ao invés de “um autista com dificuldade de aprendizado”.
Crianças com Desafios Intelectuais
- Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis.
- Faça pedidos claros e precisos.
- Mantenha-se calmo e esteja pronto para reformular seu pedido de várias maneiras.
- Use exemplos concretos com freqüência.
- Para confirmar se uma criança entendeu sua mensagem discretamente peça para que ela repita.
Crianças com Desafios Visuais
- Fale e aja de forma normal. Evite usar termos que impliquem em visão, como “Olha, vou te mostrar como se faz”.
- Evite usar referências como “aqui” e “lá”. Essas palavras não são referências úteis para uma criança que não enxerga.
- Responda perguntas verbalmente. Movimentos de cabeça e mãos não serão notados. Use suas palavras precisamente, e antes de usar uma frase figurativa tenha certeza que a criança irá entender o significado dentro do contexto.
- Não aumente o volume de sua voz ( a menos que você saiba a partir de um histórico médico que isso irá ajudar com um problema auditivo). Evite pausas longas ao falar.
- Ofereça uma rotina organizada para a criança. Evite fazer as coisas para a criança, mesmo que ela leve mais tempo para fazer do que as outras crianças.
- Sempre deixe que a criança saiba onde você está: diga onde você está em relação a ela e avise quando estiver saindo.
Crianças com Desafios Auditivos
- Fale claramente na sua velocidade e tons normais, articulando cuidadosamente, mas sem exagerar.
- Certifique-se que você tem a atenção da criança antes de começar a falar. Use todas as formas de gestos, expressões faciais, ações e figuras para ajudar a criança a entender a linguagem e gradualmente adquiri-la.
- Verifique freqüentemente para ter certeza que a criança entendeu. Caso ela não tenha entendido reformule sua mensagem, ao invés de apenas repetir.
- Perda de audição pode causar atrasos no desenvolvimento da linguagem e dificuldades para falar. Você pode ter dificuldades de entender uma criança que é surda de nascença. Não tenha medo de pedir que ela se repita. Seu interesse e encorajamento serão motivadores para o sucesso futuro.
- Ao invés de falar pela criança dê a ela várias oportunidades para se expressar.
- Para evitar o preconceito, fale abertamente sobre a deficiência auditiva com seus colegas de classe, e deixe que eles aprendam sobre o aparelho auditivo se for o caso.
- Certifique-se que as outras crianças falem calmamente, com clareza, e um de cada vez.
Crianças com Desafios Físicos
- Encoraje as crianças a expressar suas próprias ideias e sentimentos.
- Encoraje as crianças a aprender os comportamentos adequados para o ambiente.
- Fale com a criança sobre seus desafios. A encoraje a explicar para as outras crianças como ele lida com sua deficiência e quais são seus planos para o futuro.
- Deixe que a criança tome conta de si mesma o máximo possível.
- Permita que a criança opine nas decisões que a afetam, sempre que possível.
- Discuta desafios físicos num geral com todas as crianças. Assim a criança deficiente não se sentirá sozinha.
- Encoraje a criança a inventar suas próprias adaptações, assim eles podem fazer o melhor possível dos materiais e recursos disponíveis.
- Ajude as crianças a concentrar seus esforços em metas realísticas e realizáveis, e direcione suas energias para atividades que eles escolheram como objetivos e prioridades.
Fonte: Canadian Child Care Federation, Ottawa, Ontario – Canadá – Resource Sheet 38 – Título original: Commmunicating with Children who have Special Needs – Disponível em http://www.cccf-fcsge.ca/wp-content/uploads/RS_38-e.pdf, 28/05/2019
Tradução: Sarah Bezerra
Adaptação: Leandro Rodrigues
Fonte: Instituto Itard
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