Robô inteligente ensina crianças com autismo
Compartilhe
Pesquisadores testaram o robô com 17 crianças autistas (Foto: Reprodução)
Pesquisadores da USC, Universidade do Sul da Califórnia, desenvolveram um robô inteligente que ensina crianças com autismo, de forma personalizada.
O robô, que se chama Kiwi, foi testado com 17 autistas, com a proposta de medir o interesse deles em tarefas determinadas.
Os participantes utilizaram tablets para superar alguns desafios em jogos de matemática e receberam feedbacks e instruções durante a atividade, que avançava de acordo com o desenvolvimento dos jogadores.
Ao final dos testes, os pesquisadores analisaram o envolvimento dos participantes e notaram que o robô teve 90% de precisão em detectar o interesse dos participantes. Todas as crianças obtiveram melhora em suas habilidades matemáticas e 92% delas tiveram avanços positivos na capacidade social.
Segundo os pesquisadores, o auxílio dado por robôs a crianças autistas é mais eficaz se o dispositivo puder reagir ao comportamento individual delas. E isso é difícil para a maioria dos sistemas robóticos que não usam inteligência artificial.
Segundo Alena Buyx, professora de ética em medicina e tecnologias da saúde da Universidade Técnica de Munique, “os métodos com inteligência artificial não podem e não devem ser usados como substitutos mais baratos para o tratamento com médicos humanos”.
Kartik Mahajan, coautor do estudo, garante ainda que “os terapeutas humanos são cruciais, mas nem sempre estão disponíveis ou acessíveis para as famílias. É aí que entram robôs socialmente assistentes como esse”, conclui.
Os resultados da pesquisa foram publicados nas revistas Frontiers in Robotics and AI e Science Robotics.
Confira uma amostra de como a pesquisa foi realizada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.