Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terá programação especial
Compartilhe
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência |
Prejudicados pela monumental pandemia, os órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) ligados aos assuntos de pessoas com deficiência atrasaram a definição do tema, que neste ano tem como proposta promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo seu desenvolvimento e sua inclusão em todos os aspectos da sociedade.
Sendo assim, neste ano, a comemoração será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Simultaneamente acontece a 13ª sessão da Conferência dos Estados Partes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Para o especialista em diversidade e inclusão Romeu Kazumi Sassaki, todas as pessoas que estão acompanhando o trabalho da ONU há muitos anos, “o tema de 2020 é um encorajamento para que não abandonemos a construção por pior que seja a atual situação imposta pela pandemia. Daí o termo ‘de novo melhor’, que significa ‘continuar de modo melhor’. O termo ‘pós-Covid-19’ não se refere a ‘depois que a Covid-19 acabar definitivamente’. Ele se refere ao momento atual, real, em que a Covid-19 ainda existe sem previsão de data para acabar”, explica.
Por isso, Sassaki convoca todos para continuar construindo, desta vez melhor, o sonhado mundo acessível, sustentável e que inclua todas as pessoas com deficiência.
Pessoa com deficiência
Comemorado no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em 1992, para celebrar o fim do ciclo iniciado em 1983, ano em que foi adotado pela Assembléia Geral da ONU o Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência.
Mais que celebrar as conquistas das pessoas com deficiência e pensar em novas formas para intensificar os processos de inclusão e acessibilidade dessa parcela da população na sociedade, o evento pretende empoderar essas pessoas de maneira que elas possam influenciar os programas e políticas que afetam suas vidas em seus países.
Fonte: Portal Acesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.