TSE registra 475 candidatos com deficiência para concorrer às Eleições 2022
Compartilhe
O TSE – Tribunal Superior Eleitoral registrou a candidatura de 475 pessoas com deficiência que vão concorrer a um cargo público nas eleições de outubro. O número representa 1,6 % do total de 28.644 pedidos de registros de candidatura.
Dos candidatos com deficiência, a maioria possui alguma deficiência física. Em seguida, vêm os candidatos com deficiência visual e auditiva, outras deficiências e autismo tem alguns candidatos também.
Para a Câmara dos Deputados, concorrem 161 pessoas com deficiência. Ou seja, 35% dos candidatos com deficiência disputam uma vaga na Câmara.
Os dados sobre candidaturas com deficiência começaram a ser contabilizados a partir de 2020. Assim, estas são as primeiras eleições de nível federal a contar com esse tipo de informação.
A candidatura da pessoa com deficiência esbarra na falta de acessibilidade das cidades brasileiras: escadas, calçadas esburacadas, inexistência de banheiros acessíveis, elementos necessários para que uma campanha seja feita de forma adequada e digna.
% Candidatos por deficiência (2022)
Física: – 68 %
Visual – 23,58 %
Auditiva – 11,58 %
Outros – 8,42 %
Autismo – 2,74 %
Fonte: TSE e Revista Reação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.