BrainDriver: Carro conduzido pela mente
Compartilhe
Cientistas alemães desenvolveram um método de dirigir automóveis a partir da leitura de eletroencefalogramas do motorista, em tempo real. Segundo o site DVICE, o professor Raul Rojas e a equipe de inteligência artificial da Freie Universität Berlin, da capital alemã, criaram uma espécie de boné capaz de identificar os comandos básicos utilizados ao guiar um carro, como aceleração, freio e direção do volante a partir de ondas cerebrais.
Ou seja, os cientistas conseguiram elaborar um sistema, com progressos significativos em projetos de controle a partir do pensamento, que permite aos seres humanos dirigirem um carro utilizando apenas o poder da mente.
O site IEEE (http://spectrum.ieee.org/) descreve o projeto de forma mais técnica: O "neuroheadset", como está sendo chamado o equipamento acoplado à cabeça do usuário, registra as atividades cerebrais e, com um pouco de treinamento, passa a identificar padrões diferentes, de acordo com cada comando que o piloto tenta executar.
Portanto, o BrainDriver sabe entender se a pessoa está tentando virar para a direita, esquerda, acelerar, frear e assim por diante, de acordo com cada um dos padrões captados. Os comandos são enviados então para o sistema de controle eletrônico drive-by-wire do veículo (presente em alguns modelos que já existem no mercado) que reproduz as vontades do motorista.
Obviamente, ainda se trata de um protótipo, mas o BrainDriver mostra o enorme potencial para a produção, a longo prazo, de interfaces homem-máquina buscando a condução autônoma de automóveis. Um vídeo que mostra a execução do experimento pode ser visto através do link goo.gl/rmG6x .
Assista o vídeo do carro que é conduzido pela mente.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.