Contagem regressiva para o início da audiodescrição na TV brasileira

Compartilhe

“Agora é Lei. TV brasileira terá programação audiodescrita para cegos!”
Descrição da charge: um homem cego, óculos escuros e bengala nas mãos, está sentado em uma cadeira em frente à TV ligada. Há várias teias de aranha no recinto, sendo uma entre a parede à esquerda e a TV, uma entre o rack da TV e a bengala do cego, outra entre a perna do cego e a cadeira e a última, entre suas costas e a parede à direita. Crédito da charge: MIDIACE.

 
    Faltam menos de 100 dias para a implementação do recurso da audiodescrição nas tevês brasileiras. Será?
    A FCC, comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos, emitiu um comunicado, no dia 03 de março de 2011, onde restabelece a quota de horas de audiodescrição nas tevês americanas. Os canais com mais de 50 mil assinantes, terão de disponibilizar 50 horas de audiodescrição por trimestre a partir de 1º de janeiro de 2012. Mesmo se tratando de um número pequeno de horas, a quota ainda supera a do Brasil, cuja quota semanal será de apenas duas horas.
    A implementação do recurso nas tevês brasileiras, prevista para o início de julho deste ano, é aguardada com muita expectativa pelo público com deficiência visual. Questionada sobre se o recurso realmente terá início em julho, a ABERT, procurada pela MIDIACE, disse preferir não se pronunciar sobre o assunto.

Leia esta notícia completa no site da MIDIACE.
    Quanto à recusa da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão de se pronunciar a respeito do tão esperado início da transmissão de programas com audiodescrição pelas emissoras brasileiras de televisão, conforme previsto para 1º de julho de 2011 na Portaria Mimicom nº 188/2010, não nos causa surpresa. A leitura do artigo “A SAGA DA AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL” esclarece a posição que a entidade vem adotando até o momento.
    Os sinais estão se tornando cada dia mais claros: a ABERT mantém sua costumeira postura de trabalhar nos bastidores lançando mão de sua extraordinária capacidade de lobby, as emissoras de televisão não manifestam qualquer sinal ou interesse no assunto, a nova gestão do Ministério das Comunicações demonstrou alguma curiosidade pelo assunto que lhes era totalmente desconhecido (Redes Sociais conseguem colocar a audiodescrição na pauta do Ministério das Comunicações).
    Restam pouco mais de 90 dias para tentarmos reverter a situação, o que somente poderemos alcançar se houver uma intensa mobilização das pessoas com deficiência no sentido de pressionar tanto o governo quanto os empresários da comunicação.
 
Fonte: Audiodescrição
    A MIDIACE – Associação Mídia Acessível publicou ontem em seu site uma importante notícia que acende o sinal amarelo para todos que lutam, querem e esperam pelo início das transmissões de programas com audiodescrição na televisão brasileira. Destaco aqui um trecho dessa notícia:

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020