Ex-BBB Fernando Fernandes, mesmo paraplégico, esquia a 4 mil metros

Compartilhe

   Há três anos, a palavra ‘adaptação’ tem guiado a vida de Fernando Fernandes. Ele foi obrigado a descobrir uma nova forma para práticas comuns na sua vida, como o esporte. É o que acontece no mais novo desafio do ex-BBB: o esqui na neve para cadeirantes. A aventura aconteceu em Aspen, nos Estados Unidos, com uma temperatura de – 15ºC.
   - Para quem não conhece, Aspen é a capital mundial do esqui. É uma cidade que se localiza no estado do Colorado, ao centro norte dos Estados Unidos. Da mesma forma que o Maracanã está para o futebol, aqui está para o esqui – apresentou Fernando.
   Fernando Fernandes esquiava na neve quando tinha 12 anos de idade. Aos 31, prova a si próprio que a nova condição que a vida estabeleceu não serve para impedir a prática de esportes aparentemente complicados. Ele desembarcou em Aspen com um desafio em mente.
   - O que antes eu fazia de pé, hoje tenho que fazer sentado. Tenho que reaprender a fazer as coisas. Eu acho que o legal é isso, ver o obstáculo como uma oportunidade de crescimento, de me sentir mais forte. – declarou o ex-BBB.

O desafio
   Foram dois dias de esqui na neve. Uma espécie de muleta adaptada foi usada para ajudar no equilíbrio. Mas no primeiro dia, foram muitas quedas seguidas de novas tentativas. No final, a falta de motivos para comemoração não abateram o esquiador cadeirante.
   - O que eu mais estou aprendendo aqui é levantar. Já tive boas quedas na vida, mas levantei. Aqui não será diferente. Coloquei na minha cabeça que eu preciso relaxar. Não vou conseguir se eu for embora daqui frustrado. Se não conseguir realizar essa tarefa, vai ser ruim para mim – disse.
   A quatro mil metros de ladeira e focado no objetivo, Fernando começou a esquiar nas montanhas íngremes pelo segundo dia. Bem mais a vontade com o esqui adaptado, Fernando começou com mais segurança. Seus objetivos passaram a ser conquistados um a um.
   - A hora que eu sentei aqui e começou a fluir, eu vi o quanto eu era livre e capaz. Desci do lado de várias pessoas que já treinam há muito tempo. A hora que eu cheguei aqui em baixo foi aquela sensação de êxtase, de falar: “cara, você pode o que quiser” – contou.
    Fernando esquiou por uma grande montanha chamada Village Express. Um percurso de quatro quilômetros de extensão. Uma descida que parecia não ter fim. Mas o 'esquiador' conseguiu controlar suas ações baseado na adaptação.
   - Nesses últimos tempos, já cai tanto, já sofri, já tomei pancada. Passei por tantos perrengues. E o esporte é o meu maior aliado. É ele que me mostra o quanto sou capaz. É ele que mostra para as pessoas o quanto o ser humano consegue atingir se tiver determinação, vontade – finalizou.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020