Nos Parques da Disney, acessibilidade é levada a sério
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Como não
poderia deixar de ser, a Disney não esqueceu dos seus visitantes com algum tipo
de deficiência. Desta forma, todos os seus parques, hotéis, restaurantes, lojas
e inclusive o seu sistema de transporte estão adaptados para seus visitantes
especiais.
Você
encontra no Guest Relations dos parques temáticos um folheto denominado
Guidebook for Guests with Disabilities (Guia para Visitantes com Deficiência)
que oferece instruções detalhadas a respeito dos serviços que lhes são
oferecidos, por exemplo: informações sobre estacionamento, banheiros, telefones,
transporte e procedimentos para embarque nas atrações.

Em relação
ao estacionamento é importante ressaltar que existem vagas específicas para
visitantes com deficiência localizadas próximas às entradas dos parques.
Contudo, é necessário uma autorização de estacionamento válida, ou seja, nos
parques, ao passar pelo guichê de pagamento é importante que solicite ao
funcionário a autorização especial para que possa estacionar o veículo nas
vagas reservadas.
Todo o
sistema de transporte da Disney também está adaptado para os guests com
deficiência, sejam seus ônibus, monorails e barcos.
O Walt
Disney World Resort oferece acomodações para os visitantes com restrição de
mobilidade, incluindo o acesso às atrações e oferta de aluguel de cadeiras de
rodas e veículos elétricos de conveniência (ECVs).
A Disney
sugere "fortemente" (expressão constantemente empregada pela Disney
para enfatizar ou ressaltar algo) – que os visitantes com pouca resistência
física também utilizem cadeiras de rodas ou mesmo ECV (Electric Convenience
Vehicle).
-
Deficiência Auditiva
Sistemas
de Escuta Assistiva, Legendas Reflexivas, Interpretação de Idioma por Sinais,
telefones de texto (Typewriter), Legenda Portátil, Legendagem de vídeo e ajudas
escritas estão disponíveis para ajudar os visitantes com deficiências
auditivas.
- Deficiência
Visual.
Dispositivos
de audiodescrição, guias em Braille e tours digitais em áudio estão disponíveis
para ajudar os turistas com deficiência visual.
Antes de
ingressar na fila de qualquer atração os visitantes especiais devem indagar aos
cast members (denominação utilizada pela Disney para designar todos os seus
funcionários) a respeito do procedimento adotado para o seu ingresso na
atração.
Destaca-se
ainda que os funcionários da Disney não são treinados, nem tampouco possuem
permissão para transferir “fisicamente” os visitantes de suas cadeiras de
rodas. Deste modo, se o visitante não tiver condições de fazer sua
transferência sozinho, será necessário a presença de algum parente ou amigo
para lhe auxiliar neste procedimento sob pena de não poder participar da
atração.
Na maior
parte das atrações é permitido o ingresso do visitante que utiliza cadeira de
rodas e de um parente ou amigo que o esteja auxiliando, sem a necessidade de
submeter-se a fila.
Por este
motivo, mais uma vez enfatizamos a conveniência de indagar – antes de entrar na
fila – a qualquer funcionário da Disney responsável pelo funcionamento da
atração que deseja desfrutar a respeito do procedimento de embarque.
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