Rodovia sem acessibilidade para Surdos !
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Um casal de Surdos
viaja na rodovia durante a madrugada voltando do Encontro de Surdos na
Associação de Surdos, e indo para casa. Dirigiram muitas horas na rodovia mais
bonita do Brasil, com faixas de sinalização, placas luminosas que são
refletidas pelos faróis dos carros e pavimento novo.
Durante a viagem, o
casal viu uma placa informando: telefone para Surdos na próxima praça do
pedágio.
De repente o carro deu
problema e precisaram parar no acostamento da rodovia para verificar o que
estava acontecendo. Pararam e perceberam que a água do radiador estava saindo,
pois a mangueira estava furada. Procuraram o telefone de emergência, mas sendo
Surdo, não conseguiu se comunicar com a central que só recebia as informações
através da fala. Desistiu e foi até o carro onde a esposa também Surda, o
esperava.
Era madrugada, a pouca
iluminação da rodovia e a pouca movimentação de carros dificultaram ainda mais
o pedido de socorro. Foi quando um carro se aproximou. O Surdo sinalizava ao
motorista pedindo que parasse, mas este, com medo de ser um assalto, não parou.
Mais tarde, um
caminhão guincho do serviço de emergência da estrada passou do outro lado e não
viu o carro do casal de Surdos parado no acostamento. Eles gritaram muito, mas
não adiantou. Algumas horas a mais se passaram e outro caminhão passou. Os
Surdos sinalizaram novamente com os braços, o guincheiro viu e parou. O Surdo
correu, atravessou a rodovia e quando se aproximou do caminhão do SOS, o
funcionário pediu que ficasse longe, o Surdo se assustou, com uma lanterna
iluminou o rosto do Surdo que sinalizou: “SURDO - MEU CARRO QUEBRADO”.
O funcionário do
guincho não entendeu e o surdo repetiu. Então, dirigiram-se até o carro e ainda
com medo, o funcionário pediu que o Surdo mantivesse distância dele.
O funcionário da SOS
viu o carro, constatou o problema e falou ao casal de Surdos que levaria o
carro a uma oficina mecânica. O casal ficou aliviado, mas também desanimados,
pois esperaram muitas horas pelo socorro e porque ainda hoje não existe nas
estradas uma tecnologia de comunicação para atender os motoristas Surdos em
caso de emergência.
Não adianta instalar o
Telefone para Surdos nas rodovias para caso de emergência, porque ninguém usa,
e alguns não estão funcionando por causa do vandalismo. Deveriam implantar sim,
uma Central de Atendimento de Emergência, onde receberiam mensagens SMS dos
celulares ou smartphones, pois a pesquisa revelou que a maioria dos Surdos se
comunicam por SMS, porque é mais prático e acessível a todos.
Lembrando que a Lei deSAC N° 6.523/2008, diz sobre a obrigatoriedade do telefone para o atendimento
aos Surdos em diversos lugares, mas dificilmente os Surdos se comunicam dessa
forma, pois consideram essa tecnologia ultrapassada.
Conforme o IBGE, no
Brasil existem 5,7 milhões de Surdos sofrendo nas rodovias brasileiras, por
causa da falta de comunicação em caso de emergência.
A Constituição Federal
diz, em seu artigo 5º: “todos somos iguais perante a Lei”. E todos devem ser
tratados com igualdade, mas na verdade os Surdos são isolados.
Espero que as
Concessionárias de Rodovias e os SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor das
Rodovias de todo o Brasil, reconheçam os Direitos dos Surdos e suas
dificuldades de comunicação, e implantem uma Central de atendimento via
mensagens SMS, conforme mostrou a pesquisa: 90% dos Surdos utilizam SMS.
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