Pesquisadoras apresentam software educativo para crianças autistas
Compartilhe
Pesquisadoras amazonenses criaram um dispositivo para tablets e notebooks que
vai auxiliar no processo de alfabetização infantil e facilitar o dia a dia de crianças com autismo.
Trata-se do software educativo para crianças autistas: Lina Educa.
A ferramenta é fruto de um trabalho de pesquisa para a conclusão do curso de Designer Gráfico desenvolvido pela então acadêmica, Alice Neves Gomes dos Santos, sob a orientação da professora do curso de Design da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Claudete Barbosa Ruschival.
Após a conclusão do curso, as pesquisadoras tiveram o trabalho publicado. Desde então não pararam mais de receber e-mail de pesquisadores, educadores e pais interessados em adquirir o software.
“A grande procura nos motivou a dar continuidade à pesquisa e passamos a buscar fontes de financiamento para o desenvolvimento do software. Essa oportunidade foi possível graças a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Estadual de Atenção à Pessoa Com Deficiência – Viver Melhor/ Edital de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Viver Melhor/Pró-Assistir)”, disse a coordenadora do projeto.
Proposta
O Lina Educa é um software que propõe ajudar no desenvolvimento da capacidade intelectual da criança, criando noções de organização para que ela possa se habituar a uma rotina diária e educacional.
Tem como principal objetivo oferecer ao educador e aos pais um suporte para o auxílio à educação especial de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.
O público interessado terá acesso ao programa a partir de janeiro, quando será disponibilizado gratuitamente na internet.
Para o secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) Eduardo Taveira, o Programa Pró-Assitir/Viver Melhor foi desenhado com a proposta de apoiar pesquisadores e inventores que tivessem uma boa ideia e que essa ideia pudesse contribuir com o desenvolvimento de produtos para melhorar a vida de pessoas portadoras de alguma deficiência.
Taveira ressaltou, ainda, que o Lina Educa, assim como outros 11 projetos que estão em fase de conclusão com o apoio do Pró-Assitir/ Viver Melhor, fará parte de um catálogo para a divulgação dos produtos.
Sobre o Pró-Assitir/Viver Melhor
A iniciativa apoia projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento de produto ou protótipo de produto de tecnologia assistiva para promoção da funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, objetivando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
ASSOCIAÇAO SURDOS POVOS BRASIL
ResponderExcluirSAO PAULO 20 outubro de DE 2013 BRASIL
OLA
SURDO MUDO
EU MEU GRANDE UM FORTE ABRAÇO SAUDE DEUS VOCE LEMBRA tudos bem familias OBRIGADO AMIGO
jOAOSURDO2012@gmail.com / gmail
JOAOSURDO2012@gmail.com / oovoo
JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / facebook
JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / FACEBOOK
JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / MSN