Agricultores cadeirantes cultivam hortas adaptadas em Mato Grosso
Compartilhe
Plantar e cultivar verduras e legumes se tornou acessível aos deficientes físicos de um assentamento recém-inaugurado no bairro Altos da Serra, em Cuiabá. O local onde vivem 25 famílias foi planejado de modo a permitir que os cadeirantes cuidem da própria horta, como explica o presidente da Associação de Assentamento de Pessoas com Deficiência, Cleiton Lisboa Miranda. “Os canteiros estão sendo projetados para permitir o acesso dos deficientes”, frisou.
O técnico responsável pelo projeto faz os cálculos da renda gerada com a produção. “A renda deve variar entre R$ 400 e R$ 500, mas tem casos exitosos que os produtores expandem as áreas e passam a ganhar bem mais”, avaliou o engenheiro agrônomo Carlos Henrique Bonsi Checoli. Ao todo, serão sete hortas adaptadas aos cadeirantes e a produção será totalmente orgânica.
O adubo utilizado será dos galinheiros construídos no centro das hortas. “O que sobra das hortas vão para as galinhas e o esterco virá para a horta”, pontuou o engenheiro.
Fonte: G1 (02/10/11)


Sempre tive vontade de consertar essa reportagem...o Alex não é assentado do Altos da Serra em Cuiabá, ele trabalhou orientando a implantação do projeto para agricultores familiares portadores de necessidades especiais deste lugar. Foi um trabalho muito legal desenvolvido com o agrônomo citado na reportagem.ok Sou Patrícia Santos Lopes Gomes, esposa de Alex, tb sou agrônoma, moramos a mais de 10 anos em um assentamento onde há muita produção de verduras e hortaliças e nossa vivência serviu de experiência foi isso ok
ResponderExcluir